terça-feira, 13 de novembro de 2012

Julgamento do Mensalão.

 
Irmão diz que Genoino não tem dinheiro para pagar multa prevista na pena determinada pelo STF

Iolado Lourenço e Ivan Richard
Da Agência Brasil, em Brasília ,Michel Filho/Agência O Globo

O ex-deputado federal José Genoino comenta a sua condenação por participação no esquema do mensalão em outubro







O vice-líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), irmão do ex-presidente do PT, José Genoino, saiu hoje (12) em defesa do irmão, que
foi condenado como réu da Ação Penal 470, o processo do mensalão, a seis anos e 11 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, além de 180 dias-multa de dez salários mínimos cada (R$ 468 mil em valores não atualizados).

A pena ainda pode ser alterada pelos ministros do Supremo, mas inicialmente deve ser cumprida em regime semiaberto porque ficou abaixo de oito anos. Para Guimarães, apesar da condenação, Genoino é inocente. "Se existirem três pessoas honestas no Brasil, Genoino é uma delas", disse. Segundo ele, o ex-presidente do PT é de origem pobre e, mesmo que vendesse a casa onde mora, não teria condições de pagar a multa fixada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Nem se vender a casa que mora [no bairro paulista] no Butantã, ele não terá como pagar essa multa. A gente é de família pobre, cresceu no Ceará tomando leite de cabra. Ele vai lutar em todas as esferas do Judiciário para provar sua inocência. Se o PT fizer vaquinha, serei o primeiro a entrar na cota", declarou Guimarães.

Em relação à corrupção ativa de parlamentares da base aliada, a maioria dos ministros seguiu o voto de Joaquim Barbosa, para fixar pena de quatro anos e oito meses de prisão, além de 180 dias-multa de dez salários mínimos cada (R$ 468 mil em valores não atualizados). A faixa de punição para corrupção ativa é dois a 12 anos de prisão. ( Fonte: uol )