sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Imprensa e meios de comunicação ainda são perseguidos na América Latina.



Justiça argentina declara que Lei de Meios é constitucional

Maior grupo de mídia da Argentina, Clarín afirma que recorrerá da decisão


O juiz federal Horacio Alfonso declarou, no fim da tarde desta sexta-feira (14/12), a constitucionalidade dos artigos 45 e 161 da Lei de Meios (Lei de Serviços de Comunicação Áudio-Visual), questionados pelo maior conglomerado de mídia do país, o Grupo Clarín. No site de seu jornal homônimo, o grupo afirmou que irá recorrer da decisão.

A resolução determina o fim da liminar que protegia o grupo dos artigos relacionados à desconcentração, após ditar que "rejeitou a ação declarativa de inconstitucionalidade promovida pelo Grupo Clarín S.A". "Ordenando como consequência do aqui decidido e, em virtude das novas circunstâncias configuradas, a imediata suspensão de toda medida cautelar ditada no presente processo", diz a sentença assinada por Alfonso.



A presidente Cristina Kirchner, uma das principais incentivadoras da Lei de Meios

Aprovada pelo Legislativo do país em 2009, a Lei de Meios prevê uma série de mudanças no uso do espaço radioelétrico do país. Uma das principais resoluções, que não pôde ser aplicada devido aos recursos judiciais promovidos pelo Grupo Clarín, limita o número de licenças de rádio e televisão aberta ou a cabo de cada conglomerado de comunicação.

De acordo com o artigo 45 da lei, relacionado à multiplicidade de licenças, cada grupo somente pode ser concessionário, em nível nacional, de dez licenças de rádio e televisão aberta, e 24 de televisão a cabo. Além disso, nenhum canal de TV pode chegar a mais de 35% de alcance de mercado no país.

Leia mais
Contra ilegalidade, sócio do Clarín quer adequação à Lei de Meios
Justiça argentina prorroga prazo para definir se Grupo Clarín deve se adequar à Lei de Meios
Batalha judicial entre Clarín e governo argentino prolonga aplicação da Lei de Meios
Lei de Meios só foi possível após conflito entre Clarín e governo argentino, diz especialista em mídia


Segundo o governo, o Clarín possui cerca de 240 licenças de TV a cabo, além de dez emissoras de rádio e quatro de televisão. Para cumprir a legislação, o grupo teria que transferir ou vender aproximadamente 90% das licenças a cabo e quatro sinais de rádio ou de TV aberta.

O presidente da Afsca (Autoridade Federal se Serviços de Comunicação Áudio-visual), Martín Sabbatella, afirmou à imprensa local que a decisão é "o triunfo da democracia", ao que complementou que "hoje a lei está plenamente vigente e tem que ser aplicada integralmente".

Segundo ele, como, a diferença dos demais conglomerados, o grupo não apresentou um plano de adaptação à desconcentração até o dia 7 de dezembro (apelidado de "7D"), como estabelecido pelo governo, o Estado iniciará uma "adequação de ofício" para o cumprimento da lei.

O processo de "transferência de ofício" implica em taxação dos bens do grupo e licitação das licenças excedentes de menor valor, segundo a Afsca. "A lei é a lei, goste ou não goste, você tem que cumpri-la", afirmou Sabbatella.

O governo esperava a decisão judicial para dar início à desconcentração dos demais grupos de comunicação do país em igualdade de condições. (fonte uol)

" Era um Gênio e reservado, suspeito de massacre em Connecticut era ex-aluno da escola, diz jovem que estudou com Adam Lanza





Em sua página no Twitter, Alex Israel diz que costumava brincar na casa do suspeito de ter cometido um dos piores massacres dos EUA

O suspeito de ter matado 20 crianças e seis adultos nesta sexta-feira (14), na escola primária Sandy Hook na cidade de Newtown, no Connecticut (EUA), seria um ex-aluno da instituição.

Foi o que afirmou a jovem Alex Israel, que diz ter sido colega de escola de Adam Lanza, 20-- apontado pela polícia como principal suspeito do massacre-- no ensino fundamental.

Em entrevista à rede de TV "CNN", a jovem, natural de Newtown, mas radicada em Londres, disse que conheceu Adam Lanza na infância, que eles eram vizinhos e que estudaram juntos em Sandy Hook.

Em sua página pessoal no Twitter, (@alexisrael), a jovem disse ainda que costumava brincar na casa de Lanza de vez em quando.

"Conheci o Adam quando ainda era criança, na escola de Sandy Hook".

"Gênio" e "reservado"


Também no Twitter e em entrevista à "CNN", a jovem forneceu as primeiras informações sobre o perfil do principal suspeito do massacre que chocou os EUA.

Segundo Alex, Adam Lanza, já na infância, poderia ser considerado um "gênio".

Dizendo-se consternada com a tragédia, ela contou ainda, em entrevista à rede de TV "CNN", que Lanza, no entanto, era também uma pessoa "reservada".

"Adam Lanza era considerado um gênio. Podia-se dizer que havia algo nele acima dos outros. Ele era uma pessoa reservada. Ele não era desses que na escola busca fazer amigos, socializar; ele preferia se manter sozinho", disse a jovem ao canal.

Após as revelações, Alex Israel começou a receber centenas de mensagens de solidariedade de internautas de vários países, mas também com questionamentos sobre a personalidade do homem que pode ter protagonizado um dos piores massacres da história dos EUA.

"Só para esclarecer: quando você tem 10 anos, alguém que senta quieto todos os dias (...) é estranho [para você]", respondeu a jovem.

Alex disse ainda não acreditar que a pacata cidade de Newtown seja o cenário da tragédia.

"Você nunca pensa seriamente que vai acontecer em sua própria terra natal. Na sua própria escola. Você pode imaginar? # Newtown", disse a jovem, no Twitter.

Ainda em entrevista à rede de TV "CNN", Alex Israel explicou que perdeu o contato com Lanza desde então.

Irmão de suspeito foi apontado erroneamente


Ryan Lanza, de 24 anos, irmão de Adam Lanza foi primeiramente identificado como o atirador. Entretanto, uma fonte oficial teria corrigido a informação e dito que o atirador era seu irmão mais novo, Adam, 20, segundo a imprensa americana. Ryan mora em Hoboken, em Nova Jersey, e foi interrogado no Estado, sem ser suspeito do crime. A polícia diz oficialmente que só irá confirmar a identidade do assassino neste sábado (15).

"Nós não vamos deixar pedra sobre pedra enquanto investigamos todos os aspectos", disse em pronunciamento.o tenente da polícia de Connecticut, J. Paul Vance. Em sua última declaração oficial do dia, o tenente disse que não falaria sobre partes do acontecimento sem ter "todo o quebra-cabeça montado". Segundo ele, as autoridades estão trabalhando para identificar as crianças e avisar aos pais. Os corpos ainda estão na escola. "É uma cena horrível. Nunca vimos nada como isto".

O presidente Barack Obama também se pronunciou e disse que seu "coração está despedaçado".

O tiroteio aconteceu por volta das 13h (horário de Brasília), e a escola já foi evacuada; os corpos permanecem no local. Segundo os policiais, Lanza entrou na escola usando máscara, roupa escura e um colete à prova de balas. Ele também estaria com os documentos do irmão, o que teria causado a confusão inicial na identificação do suspeito.

Dezoito crianças teriam morrido na escola e duas no hospital. A maioria delas era da classe em que Nancy dava aula. Alunos de outra classe também estão entre as vítimas.

Este já seria o segundo maior massacre da história do país, com menos mortos apenas que o atentado que matou 32 pessoas na Virginia Tech em 2007. O suspeito teria entrado na escola com três armas, que estão no nome de Nancy e já foram recolhidas pelos policiais. Uma delas, de acordo com a AP, seria um rifle calibre 223.  ( Fonte uol)

Tragédia nos EUA."Meu coração está despedaçado", diz Obama sobre tiroteio em escola primária


Fábio Luís de Paula
Do UOL, em São Paulo -
Barack Obama se emociona durante pronunciamento
"Meu coração está despedaçado, não só como presidente, mas também como pai", disse emocionado o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante pronunciamento oficial sobre o tiroteio que matou 27 pessoas (20 crianças, 6 adultos e o atirador) em uma escola primária na cidade de Newtown, no Estado de Connecticut, no início da tarde desta sexta-feira (14).
"Esta tarde falei com o governador Malloy [do Connecticut] e com o chefe do FBI e asseguro que eles terão todo o apoio que precisarem para resolverem esse caso e darem apoio às famílias das vítimas", disse, contendo as lágrimas.
Obama precisou de esforço para se recompor ao afirmar que sente uma "tristeza opressiva" e que considera o massacre um "crime abominável".
A polícia nos levou para fora da escola e disse para ficarmos de mãos dadas e de olhos fechados
Vanessa Bajraliu, 9 anos
LEIA MAIS DEPOIMENTOS
"Eu sei que não há nenhum pai nos Estados Unidos que não se sinta do mesmo jeito que eu me sinto agora. Lindas crianças entre 5 e 10 anos, que tinham a vida inteira pela frente, não poderão viver aniversários, formaturas, e casamentos. Perdemos também professores que dedicaram suas vidas a ensinar crianças".

Atirador abre fogo em escola primária nos Estados Unidos


14.dez.2012 - Bandeiras são colocadas a meio-mastro, na base do Monumento de Washington, para homenagear as vítimas, após a ordem do presidente Barack Obama, em discurso sobre o tiroteio na Escola Primária Sandy Hook, nesta sexta-feira (14) Win McNamee/AFP
LOCALIZAÇÃO DA CIDADE
Newtown é uma cidade com aproximadamente 27 mil pessoas, que fica no condado de Fairfield, no norte do Estado de Connecticut, a 130 km a nordeste de Nova York
Obama lembrou ataques recentes, como o tiroteio dentro do cinema durante sessão do filme do Batman e disse que vão "se esforçar para evitar tragédias como essas" envolvendo armas de fogo. O presidente também ordenou que a bandeira americana fique a meio-mastro na Casa Branca, nos prédios federais e nos complexos militares em memória das vítimas até o final do dia 18 de dezembro.
"Nada pode preencher o espaço de uma criança perdida. Que Deus abençoe a memórias das vítimas.", finalizou.
Atirador tinha mãe como alvo


O homem que disparou contra crianças na escola primária Sandy Hook teria como alvo a classe onde sua mãe lecionava, de acordo com as agências internacionais. Ele também foi morto na escola; acredita-se que ele tirou a própria vida, apesar de a informação não ter sido confirmada oficialmente.
Ryan Lanza, de 24 anos, foi primeiramente identificado como sendo o atirador. Entretanto, uma fonte oficial teria corrigido a informação e dito que o atirador era seu irmão mais novo, Adam, de 20 anos, segundo a imprensa americana. Ryan mora em Hoboken, em Nova Jersey, e foi interrogado no Estado, sem ser suspeito do crime. A polícia diz oficialmente que só irá confirmar a identidade do assassino neste sábado (15).
"Nós não vamos deixar pedra sobre pedra enquanto investigamos todos os aspectos da investigação", disse em pronunciamento.o tenente da polícia de Connecticut, J. Paul Vance.
O tiroteio aconteceu por volta das 13h (horário de Brasília), e a escola já foi evacuada.
Este já seria o segundo maior massacre da história do país, com menos mortos apenas que o atentado que matou 32 pessoas na Virginia Tech em 2007. O suspeito teria entrado na escola com pelo menos três armas, que já foram recolhidas pelos policiais. Uma delas, de acordo com a AP, seria um rifle calibre 223.
Escola Sandy Hook


A escola primária é a maior do distrito e tem cerca de 650 alunos entre 5 e 10 anos, do jardim de infância até a quarta série, com 39 professores.
Fica em uma área residencial, a cerca de 90 minutos de Nova York.
Foi reconhecida como uma escola de vanguarda.
O lema da escola é "Pense que você pode, trabalhe duro, seja esperto, seja gentil."
No final de 2009, Dawn Lafferty Hochsprung assumiu o posto de diretora da escola. Ela está entre os mortos.
Governador horrorizado


Em pronunciamento oficial, um porta-voz disse que o governador de Connecticut, Dannel Patrick Malloy, está horrorizado e prestando apoio às famílias das vítimas. "Você nunca está preparado para esse tipo de acontecimento", disse Malloy.
Entre as vítimas adultas, estariam a diretora e uma psicóloga da escola. Polícia e ambulâncias estão no local do tiroteio, além de pais e alunos.
A primeira ligação para o serviço de emergência foi feita às 9h41 (horário local).
A escola Sandy Hook Elementary fica em uma área residencial, cerca de 90 minutos de Nova York e tem 650 alunos, do jardim de infância até a quarta série, com idades que variam de 5 a 10 anos, e 39 professores. No site da instituição, um recado avisa que as atividades da tarde no jardim de infância foram canceladas para hoje.
Newtown é uma cidade com uma população de aproximadamente 27 mil pessoas, que fica no condado de Fairfield, no norte do Estado de Connecticut, a cerca de 70 km a sudoeste da capital Hartford e a 130 km a nordeste de Nova York.

Os Estados Unidos já tiveram uma série de tiroteios em locais públicos este ano. No mais recente, um atirador abriu fogo em um shopping no Estado do Oregon, matou duas pessoas e depois se suicidou, na terça (11).
Em julho passado, em uma sessão da meia-noite de um filme de Batman, no Colorado, que matou 12 pessoas. (Com agências internacionais) ( uol)