terça-feira, 26 de março de 2013

Respostas Capítulo 3 igreja Católica 7º Ano




Respostas  Capítulo 3 igreja Católica  7º Ano

Pág.63 -3

a) baseado nas afirmações da legitimidade da autoridade papal por Inoc~encio III. O Papa Gregório VII publicou os Ditados do Papa em 1075 garantiu que a autoridade papal estava acima de qualquer cargo eclesiástico e até mesmo acima da autoridade de nobres e imperadores.

b) porque o Papa Gregório impossibilitou 26 bispos de exercerem as suas funções onde os bispos contestaram a autoridade do papa com o apoio do príncipe alemão Henrique IV.
c) Para teu maior poder, privaste os bispos de toda autoridade de que é sabido.

d) Autoridade máxima da Igreja Católica, o maior de todos os padres, chefe da igreja.

Pág. 64 -4

O clero secular tinha uma estrutura hierárquica que ía do pároco até o papa autoridade máxima da Igreja.
O clero regular, por sua vez era composto dos religiosos que viviam  em mosteiros e abadias, sobre os quais a igreja exercia um maior controle, e cada ordem religiosa estabelecia suas próprias regras de vida.

Pág. 66 - 5

O tribunal do santo ofício da inquisição era um órgão repressor da igreja que perseguia e punia as pessoas acusadas de heresia- que tentasse contra os dogmas da Igreja. a pena máxima após ser condenado era ser queimado vivo em uma fogueira em praça pública com o objetivo de purificar ou salvar a alma do infiel.

Pág. 67 - 6
a visita de um inquisidor a uma localidade sob suspeita de heresias era vista dentro de um clima de tensão- pois a igreja não era nada coerente com a situação o objetivo era levar o herege a julgamento se possível condená-lo como exemplo  parta que outros não seguisse o mal exemplo.

pág-69- 1
A igreja católica contribuiu para o desenvolvimento cultural europeu - através da transcrição do legado cultural deixado pelas culturas greco-romana (monges copistas). foi responsável por uma postura ética e moral e até mesmo impulsionando grandes movimentos culturais em fins da idade média como o humanismo.

2- a heresia seria tudo aquilo que denegrisse ou criticasse os dogmas católicos- que ia desde a prática de bruxaria , curandeirismo, experimentos científicos, ou criticas a postura da instituição e etc...