sexta-feira, 1 de março de 2013

Crise Econômica Mundial ( EUA) Detroit, à beira da falência, pode ter intervenção





A cidade de Detroit, sede da General Motors e conhecida como "capital mundial do automóvel", está à beira da falência.

Pouco mais de um mês após concentrar as atenções da imprensa mundial em torno de seu Salão do Automóvel, Detroit acaba de ser declarada em estado de emergência fiscal pelo governador do estado de Michigan, Rick Snyder.

De acordo com a autoridade estadual, "provavelmente não há nenhuma cidade mais ameaçada financeiramente em todos os Estados Unidos. Em termos de serviços para os cidadãos, Detroit está entre as piores do país – caiu do topo para o fundo nos últimos 50 ou 60 anos".

Intervenção - Num encontro público com a comunidade, televisionado nesta sexta-feira (01/03), o governador anunciou que o estado irá nomear um administrador com poderes para tentar salvar as finanças municipais, cortando gastos, modificando contratos com sindicatos de funcionários, fechar ou unir repartições públicas, agilizar a venda de bens públicos e, se nada disso resolver, encaminhar o processo de falência da cidade – uma possibilidade existente na legislação americana.

Detroit tem uma dívida de longo prazo de US$ 14 bilhões (aproximadamente R$ 28 bilhões) e enfrenta perspectivas de queda de arrecadação de impostos irreversíveis nos próximos anos.

Fuga em massa - A cidade, que chegou a ter 1,8 milhões de habitantes, hoje tem apenas 700 mil, o que levou à queda de arrecadação e prejuízo na qualidade dos serviços públicos, entre eles transporte e segurança (nos EUA, a polícia é municipal). Quarteirões comerciais quase inteiros mostram vitrines fechadas por tapumes, no centro e bairros vizinhos.

Num efeito que se realimenta continuamente, na falta de bons empregos e boas condições de vida, a classe média migrou para outras cidades e a população hoje é, na maioria, de baixa renda, com predominância afro-americana.

O anúncio feito pelo governador prenuncia uma batalha política e legal, já que há setores contrários à medida. ( Fonte: UOL/Carros)


Parabéns Rayssa Moraes aprovada no Curso de Ciências Biológicas da UFPE



 
Rayssa Ferreira é com imenso prazer que a parabenizo por sua aprovação no Curso de Ciências Biológicas da UFPE. Sucesso nessa nova trajetória de sua vida e que esta aprovação seja a primeira de muitas conquistas e realizações em sua vida. Com carinho do professor que sempre acreditou no seu grande potencial.  Alarcon.