domingo, 13 de janeiro de 2013

Os vencedores do Globo de Ouro 2013. "Os Miseráveis" e "Homeland" foram os grandes vencedores do Globo de Ouro 2013.



 Ben Afleck
 Anne Hathaway
 Jodie Foster

 Os atores Hugh Jackman e Deborra-Lee Furness na 70ª cerimônia de entrega do Globo de Ouro, em Los Angeles.

Sem surpresas, a 70ª cerimônia de entrega do Globo de Ouro coroou o musical "Os Miseráveis", dirigido por Tom Hooper, e a série de TV "Homeland". As duas produções foram os grandes vencedores na noite deste domingo (13), com três estatuetas cada. Já a superprodução "Lincoln", de Steven Spielberg, só recebeu apenas um prêmio -- pela atuação de Daniel Day-Lewis como o presidente Abraham Lincoln -- dos sete que disputou.

O principal prêmio da noite, a escolha do melhor filme dramático, ficou com a história baseada em fatos reais de "Argo". O drama do resgate de seis diplomatas norte-americanos presos na embaixada canadense no Irã pós-revolução de 1979 desbancou "Lincoln", longa que era apontado como favorito na noite.

A vitória de "Argo" foi uma surpresa isolada em meio ao anúncio de prêmios já aguardados. Além de Daniel Day-Lewis, a categoria de drama em cinema também reservou um prêmio para Jessica Chastain, que interpretou uma agente da CIA envolvida na caçada norte-americana a Osama Bin Laden -- a história foi retratada no longa "A Hora Mais Escura", de Kathryn Bigelow. Ela desbancou as atrizes Marion Cottilard ("Ferrugem e Osso"), Helen Mirren ("Hitchcock"), Naomi Watts ("O Impossível") e Rachel Weisz - ("The Deep Blue Sea").

Três prêmios cada

O longa "Os Miseráveis" rendeu prêmios nas categorias de melhor ator e atriz, além de ter sido coroado como melhor filme entre as comédias e musicais em disputa na noite. Anne Hathaway e Hugh Jackman venceram em suas categorias, desbancando os artistas de outros filmes do ramo, especialmente "O Lado Bom da Vida", de David O. Russell.

Já a série "Homeland", criada a partir de uma produção israelense e estrelada por Claire Danes e Damian Lewis, apenas confirmou o favoritismo nas categorias dramáticas que concorreu. Claire e Lewis foram agraciados pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood e o seriado, apresentado no Brasil pelo canal FX, também foi o vencedor na categoria de melhor série de TV. Entre os concorrentes, foram desbancados produções consagradas como "Boardwalk Empire" e "Breaking Bad".

Lena Dunham

A carismática Lena Dunham -- diretora, roteirista, produtora executiva e atriz da série "Girls" -- foi outra vitorioso na 70ª edição da premiação. Derrotando as veteranas Tina Fey e Amy Poehler -- que não perderam a oportunidade de tirar sarro da situação -- na disputa de melhor atriz em série cômica, Dunham viu sua série ser coroada como a melhor de 2012, derrotando produções como "Modern Family" e "The Big Bang Theory".

Com nova temporada prevista para ser lançada na próxima semana no Brasil, "Girls" narra a história de quatro garotas recém-saídas da faculdade em Nova York, enfrentando dilemas típicos do início da vida adulta: falta de dinheiro, relacionamentos amorosos complicados e amizades conturbadas. Lena Dunham, uma desconhecida até a produção do filme "Tiny Furniture" (2010), começa o ano de 2013 sendo reconhecida pelo trabalho e desponta como uma possível nova "queridinha da América" -- apesar do sobrepeso e das tatuagens duvidosas.

"Argo"

Dirigido e atuado por Ben Affleck, o longa pode ser considerado como um dos vitoriosos da noite, já que venceu duas das principais categorias da cerimônia. Além do prêmio principal, a produção também arrematou o prêmio de melhor direção, entre a Affleck.

Durante a transmissão, o inspirador da história narrada no filme, o ex-agente da CIA Tony Mendez, apresentou o longa à plateia. O filme narra o resgate de seis funcionários da embaixada norte-americana em Teerã, que se isolaram na representação canadense no país pouco depois da Revolução Islâmica de 1979.

Ao desbancar nomes como Steven Spielberg ("Lincoln") e Quentin Tarantino ("Django Livre"), Affleck agradeceu ao elenco do filme, além de Chris Terrio, o roteirista do longa. Ainda sobrou agradecimentos para a esposa Jennifer Garder, a estrela da série "Alias".

Jodie Foster é homenageada

A atriz Jodie Foster, estrela de filmes como "Silêncio dos Inocentes" e "Contato", recebeu o prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra. A honraria, entregue a pessoas que contribuíram à indústria do entretenimento, foi apresentada por Robert Downey Jr. Além de ser diretora, Foster já recebeu dois Oscar de melhor atriz pelos filmes "Acusados" (1988) e "O Silêncio dos Inocentes" (1991).

No palco, Jodie fez um longo discurso, cheio de piadinhas e pequenas críticas ao mundo das celebridades. No final, mais emotiva, a atriz de 50 anos. "Vou continuar a contar história, a comover pessoas, ser comovida. É a melhor coisa do mundo", disse. "Quero ser vista, ser compreendida e não ser tão solitária." (fonte uol cinema)

Prefeito Junior Matuto faz corpo a corpo para organizar o comércio ambulante do Paulista.



 Matéria de LUCAS HENRIQUE SÁBADO, 12 DE JANEIRO DE 2013 (www.paulistaatualizado.com.br)

 O prefeito do Paulista, Junior Matuto (PSB), aproveitou a manhã deste sábado (12) para fazer panfletagem nas ruas do Centro do município. Acompanhado do vice-prefeito, Jorge Carreiro (PCdoB), o socialista visitou lojas e fez um corpo a corpo com os ambulantes entregando material educativo sobre a necessidade de disciplinamento do comercio local, liberação de calçadas e parte da faixa de rolamento das vias públicas. A ação, que reuniu diversas secretarias de governo, contou com o apoio de cerca de 100 homens, envolvendo os Agentes da Paz, guardas municipais e agentes de trânsito.
   
A operação educativa teve início na Rua Siqueira Campos, área central da cidade, e deve se estender aos demais bairros do município. A ação é fruto da mobilização popular formulada no período da campanha eleitoral. “Quando visitamos os quatro cantos da cidade, a sociedade cobrou a desobstrução de calçadas e acessos. Sabemos da questão social que envolve esses trabalhadores nas ruas, mas precisamos priorizar o coletivo”, enfatizou Matuto.

O novo prefeito garantiu que vai sentar com os ambulantes para discutir alternativas visando equacionar o problema. O trabalho de organização do comércio envolve gestores e técnicos das secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente; Assuntos Jurídicos; Segurança Cidadã e Defesa Civil; Serviços Públicos; e Administração das Regionais.

Em 2012, Câmara teve mais projetos de lei para fazer homenagens do que para educação ou saúde.



Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília 13/01/2013

No ano passado, os deputados federais apresentaram mais projetos de lei com propostas de homenagens do que em importantes áreas sociais, como educação ou saúde.

De um total de 1.653 projetos, 106 sugerem a criação de datas comemorativas, mudanças de nome de trechos de rodovia, viadutos e aeroportos ou a concessão do título de "capital nacional" de alguma coisa para municípios. Os números do que contemplam as áreas de educação e saúde foram menores: 94 e 95, respectivamente.
LEIA MAIS

Menos de 1% dos projetos apresentados na Câmara em 2012 viraram lei
Mais antigo da Casa, projeto de lei aguarda votação na Câmara desde 1983
O tema que mais recebeu atenção dos parlamentares foi relativo ao setor do trabalho e emprego (137 projetos de lei). Em seguida, aparecem propostas nas áreas de desenvolvimento urbano e trânsito (124), administração pública (123), tributação (118) e direitos humanos (114). Veja tabela completa no final.

O levantamento foi feito pelo UOL com base em dados fornecidos pela Câmara dos Deputados. A divisão por temas foi fornecida pela Casa. Os projetos estão em diferentes estágios de tramitação na Casa e a maior parte não virou lei ainda.
Exemplos de proposta
As propostas de homenagem incluem a criação de datas para celebrar, por exemplo, o cicloturismo, o açaizeiro, a inclusão telefônica e os blogueiros e blogueiras. Outras proposições de data pretendem chamar a atenção para problemas de saúde, como a cardiopatia congênita e o câncer bucal.

Algumas são curiosas, como a que defende a instituição do Dia Nacional da Eubiose em 10 de agosto. No seu projeto, o deputado William Dib (PSDB-SP) justifica que esse é o dia de fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose, organização religiosa que prega a vida "em perfeita harmonia com as leis universais", segundo o site da entidade.

Entre os projetos de lei para reconhecer a primazia de determinado município em algum aspecto, há propostas para conferir à cidade paulista de Orlândia o título de "Capital Nacional do Futsal" e à paranaense Terra Roxa o mérito de ser a "Capital Nacional da Moda Bebê". Nenhum deles virou lei ainda.

Educação

Na área de educação, foram propostos no ano passado 94 projetos de lei, entre eles um que torna obrigatório o ensino de libras (Língua Brasileira de Sinais) na formação inicial e continuada dos professores da educação básica. Outro propõe o uso do saldo do FGTS para pagar curso de ensino superior. Também tramita na Câmara um projeto que determina que quem se forme em universidade pública preste serviços à sociedade durante um ano.

Saúde
Em relação à saúde, os deputados trouxeram 95 projetos à Câmara. Um deles trata da venda fracionada de medicamentos em clínicas veterinárias e pet shops. Outro estabelece que os locais de realização de prova de vestibular e concurso público tenham postos de atendimento médico.

Um terceiro trata da obrigação de haver o consentimento dos dois cônjuges antes que um se submeta a procedimento de esterilização. Há ainda a proposta de obrigar as unidades de saúde a instalarem câmeras de segurança em unidades de terapia intensiva neonatal, berçários e maternidades.

Projeto que chama a atenção é o que dispõe sobre a criação do "Programa Segunda Sem Carne", que propõe que toda segunda-feira a carne e seus derivados fiquem fora do cardápio dos restaurantes dentro de órgãos públicos, incluindo escolas.
Outras áreas
Também há um projeto de lei que proíbe o uso de cerol em pipa e outro que faz modificações na legislação sobre licitação para incentivar a contratação de pessoas com mais de 50 anos. Há ainda um que determina a internação compulsória para tratamento médico de estupradores contumazes, com opção de castração química, e outro que proíbe o uso de algemas em mulheres antes, durante e depois do parto.

No total, a Casa recebeu 1.841 projetos, mas nem todos foram de deputados: 14 vieram de outros órgãos da Casa, como comissões; outros 20, do Executivo; 128, do Senado; 26, do Judiciário; e 4, da Procuradoria Geral da República. (fonte uol notícias)