domingo, 24 de março de 2013

Crítica Social através do teatro.Paixão de Cristo inspirada no retirante nordestino é diferencial em Paulista


A obra será interpretada por 12 atores locais, que apresentarão um texto que mescla elementos da literatura de cordel e fragmentos da bíblia.

Com uma interpretação diferente, a Companhia Teatral Clows e Cena de Paulista fará um paralelo entre a Paixão de Cristo e a vida do retirante nordestino. A peça "Morte e vida nazareno" será realizada a partir das 20h da terça (26), quarta (27) e quinta-feira (28), no campo do Mangueirão, em Paratibe, Paulista.
A obra será interpretada por 12 atores locais, que apresentarão um texto que mescla elementos da literatura de cordel e fragmentos da bíblia. O cenário também fará um paralelo com a vida dos trabalhadores rurais nordestinos, onde a cruz será caracterizada por uma enxada.
A inovação deste ano foi a opção de colocar a plateia no centro do espetáculo, com a história sendo desenvolvida ao seu redor e também no meio do público. Com a técnica de interpretação do palhaço espontâneo, cada espetáculo é único, havendo espaço para o improviso.
Desde 2009 "Morte e vida nazareno" é patrocinado pela Fundarpe e ganha destaque pelo paralelo que faz entre o calvário de Cristo e a obra de João Cabral de Melo Neto, Morte e vida Severina. (Do NE10)

O novo empreendimento da cidade do Paulista.


Papa confirma vinda ao Brasil para Jornada Mundial da Juventude



Por Philip Pullella
CIDADE DO VATICANO, 24 Mar (Reuters) - O papa Francisco confirmou durante a celebração do Domingo de Ramos, neste domingo, que viajará ao Rio de Janeiro no final de julho para participar da Jornada Mundial da Juventude, um encontro de jovens católicos realizado em uma cidade diferente a cada dois anos.

A presença do papa já havia sido anunciada pelos organizadores locais do evento, mas esta foi a primeira vez que o pontífice argentino confirmou publicamente a viagem ao Brasil. Em encontro com a presidente Dilma Rousseff no Vaticano, na quarta-feira, Francisco disse que também poderia ir a Aparecida, em São Paulo, visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Em mais uma demonstração do novo estilo de seu pontificado, o papa celebrou o início da Semana Santa com uma homilia na qual invocou a sabedoria popular de sua avó.
Ao conduzir sua primeira missa importante desde que foi escolhido, o papa Francisco usou uma linguagem simples ao se dirigir a uma vasta multidão reunida para a celebração do Domingo de Ramos, à qual pediu que evite a corrupção e a ganância e se aproxime dos "humildes, dos pobres, dos esquecidos".
Deixando de lado seu texto preparado previamente, e referindo-se à riqueza, ele disse: "Você não pode levá-la com você, costumava dizer minha avó."

Desde sua eleição no conclave em 13 de março, o estilo do antigo cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio rompeu com os padrões considerados ostentadores de seu antecessor, o papa Bento 16, pelo fato de dizer que deseja levar a Igreja para mais perto dos pobres e sofredores.

"Vamos olhar ao redor! Quantas dores são infligidas à humanidade por guerras diabólicas, violência, conflitos econômicos que afetam os mais fracos, a ganância por dinheiro, poder, corrupção, divisões, crimes contra a vida humana e contra a criação", disse.
O papa decidiu que vai celebrar a Quinta-Feira Santa em uma prisão para jovens nos arredores de Roma em vez de na Basílica do Vaticano ou em Roma, onde as cerimônias eram realizadas por seus antecessores.