segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fotos assinadas por Donna Summer.





Aloizio Mercadante nega alteração de informações de candidatos no Sisu


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, negou que tenha ocorrido vazamento e alteração de dados de candidatos inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) nesta segunda (7).

"Nos primeiros minutos da abertura, quatro a cinco estudantes entraram na página que dava acesso a alguns dados. Não pode alterar nada, não tem nenhuma implicação ou desdobramento e foi imediatamente corrigido. Tudo andou com toda segurança e estabilidade", afirmou o ministro à Agência Brasil no final da cerimônia de posse dos reitores da Furg (Universidade Federal do Rio Grande), Cleuza Maria Dias, e da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), Mario Augusto Delpino.

Logo no início das inscrições, uma falha no site do Sisu fez com que alguns candidatos pudessem acessar o perfil, com dados pessoais, de outros estudantes. Segundo o MEC, o problema durou cerca de sete minutos.

Durante o problema, os alunos puderam ver dados como nome, número de inscrição, e-mail e nota de outros candidatos, mas, de acordo com o ministério, nenhuma alteração pôde ser feita no perfil durante o problema.

Redações
O ministro também comentou sobre ações judiciais a respeito da correção das redações do Enem 2012. Na semana passada, o MEC entrou com recurso no TRF5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) contra a decisão liminar da Justiça Federal no Ceará de determinar que fossem divulgados imediatamente os espelhos da correção das redações do Enem acompanhados das justificativas da pontuação. O tribunal acatou o pedido do ministério.

"O edital foi lançado em maio e não houve nenhum questionamento. Foi estabelecido que todos os alunos teriam acesso pedagógico às redações no dia 6 de fevereiro. Não conheço nenhum outro vestibular que permita isso [o acesso aos espelhos da correção das redações]", argumentou Mercadante.

O Sisu
O sistema começou a rodar na madrugada desta segunda e oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Até as 16h desta segunda-feira, mais de 627 mil candidatos já haviam feito inscrição.

O prazo de inscrição no Sisu vai até a próxima sexta-feira (11). A inscrição é exclusivamente pela internet. Apenas na primeira hora, foram registradas mais de 80 mil inscrições.

De acordo com o MEC, a cidade do Rio de Janeiro registrava o maior número de inscritos, com 23.669 estudantes. Fortaleza aparece em segundo lugar, com 14.418 inscritos. Em seguida, estão São Paulo (12.109), Teresina (7.112) e Maceió (5.707).

Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Enem em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. No dia 18 de fevereiro, ocorrerá a convocação, pelas instituições, dos candidatos em lista de espera.

*Com informações da Agência Brasil, em Brasília