segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Quvenzhané Wallis, de 'Indomável Sonhadora', é mais jovem atriz indicada ao Oscar



Quvenzhané Wallis, atriz de 9 anos que protagonizou o longa “Indomável Sonhadora” (Benh Zeitlin), fez história nesta quinta-feira (10) ao ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Wallis é a mais jovem atriz indicada à categoria.  No longa, a menina – que tinha seis anos na época das gravações – interpreta Hushpuppy, uma criança que mora com o pai numa região de várzea na Lousiana, sul dos Estados Unidos, um lugar ameaçado pelas enchentes e abandonado pelas autoridades. Emmanuelle Riva, de “Amor” (Michael Haneke), por sua vez, é a mais velha atriz a ser indicada a Melhor Atriz. Alarcon

MPF denuncia a Caixa por irregularidades no financiamento do "Minha Casa, Minha Vida"







O MPF (Ministério Público Federal) no Espírito Santo ajuizou ação civil pública contra a Caixa Econômica Federal pela prática de “venda casada” nos financiamentos relativos ao Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. De acordo com as investigações, a Caixa oferecia taxas reduzidas aos consumidores que adquirissem outros serviços do banco.

Leia mais:

ANTT fará audiência pública para concessão de rodovias federais à iniciativa privada

Após denúncias, diretor-geral do TSE é exonerado do cargo

Projeto prevê regime diferenciado para licitações na área da saúde

CPI das Enchentes apontou omissão, ineficiência e interesse eleitoreiro

A assessoria da Caixa informou que ainda não foi notificada da ação, mas afirma que "não pratica venda casada" e que "em nenhuma hipótese" o financiamento está condicionada à aquisição de outros produtos, sendo  que qualquer pessoa pode participar do programa independente de ter ou não relacionamento com o banco.

De acordo com a denúncia, o banco omitia  informações relevantes a respeito dos financiamentos – como a não necessidade de abrir uma conta corrente para ter o pedido de crédito analisado –, induzindo os clientes a abrirem contas correntes, movimentá-las, quase que exclusivamente para o pagamento de prestações.

Para o MPF, os casos observados durante as investigações caracterizam claramente violação ao artigo 39 do CDC (Código do Direito do Consumidor), no qual se estabelece que é vedada a prática de venda casada, isto é, condicionar a venda de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço. Também de acordo com o CDC, a oferta de informações inverídicas ou mesmo a omissão de dados relevantes aos consumidores infringem direito básico dos consumidores.

Tendo em vista que as violações foram cometidas em tema envolvendo o direito fundamental à moradia, gerando perda de credibilidade no Estado e nas instituições, além de sensação de desamparo, angústia e indignação nos consumidores, o MPF pede que a Caixa seja condenada ao pagamento de multa no valor de R$ 500 mil por dano moral coletivo e que divulgue em suas agências e empresas terceirizadas, em local visível e de fácil acesso, as principais informações acerca dos financiamentos imobiliários.

Como forma “punitiva/pedagógica”, o MPF requer que a Caixa deixe de exigir a aquisição de outro produto ou serviço como condição para a análise e deferimento do financiamento e que não faça distinção de tratamento entre consumidores correntistas e não-correntistas, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por consumidor lesado.

A ação é válida para os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.(fonte uol  noticias)

Lideres do Movimento por Moradia entregam pauta de reivindicação ao Prefeito Junior Matuto


Uma reunião encabeçada pelo representante dos movimentos por moradia em Paulista, o vereador Vinicius Campos, reuniu várias lideranças na manhã desta segunda-feira (14) no Bairro do Janga, no local os lideres entregaram ao Prefeito Junior Matuto e ao Vice Jorge Carreiro, os anseios do movimento e as suas reivindicações. Estiveram presente ainda a secretária de habitação Rebeca Lucena e o secretário especial Esdras Cabral. 
Para o Vereador e representante do Movimento na Câmara de Vereadores, é hora de conversar com o governo municipal, para ver as melhorias para as pessoas que necessitam de moradia no município, hoje somos mais de 3500 famílias que residem em ocupações na cidade e juntos temos que conseguir ajudar aquelas pessoas que tanto precisam, Concluiu Vinicius. 
Já para o Prefeito Junior Matuto, é hora de recadastra todas as famílias que estão nas cinco ocupações do município, para ver junto ao governo Federal e Estadual a possibilidade de construir casas para dar uma melhor qualidade de vida, hoje temos no município várias casas sendo construída tanto pelo programa minha casa minha vida, ou pelo PAC. Vamos Trabalhar, pois temos consciência das nossas obrigações, concluiu Matuto. ( paulista em 1ºlugar).  ( Por uma Paulista mais justa e solidária)