sábado, 9 de fevereiro de 2013

Público estimado de 2,5 milhões no Galo da Madrugada



Em 2013, bloco teve como tema o Rio São Francisco Despreocupado com o tamanho do bloco de máscaras Galo da Madrugada - apontado como o maior do planeta pelo Guinness, o livro dos recordes - e sem nenhuma intenção de disputar com o Bola Preta do Rio de Janeiro quem atrai mais gente, o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, estimava que 2,5 milhões de pessoas participassem pelo 36° desfile, que teve início às 09h e lota as ruas de quatro bairros centrais da cidade até o seu final, previsto para as 19 horas.

"Nossa responsabilidade não é ser o maior, mas ser cada vez melhor", disse ele, enquanto muita gente fantasiada e feliz se divertia desde cedo na concentração, no Forte das Cinco Pontas. Meneses reconhece que o Galo influenciou outros blocos no Rio e em São Paulo, mas, da mesma forma, sofreu influência. "Também nos inspiramos em outras culturas", afirmou. "Chamo isso de transposição do Galo", disse ele, fazendo referência ao tema do desfile "O Rio São Francisco deságua no mar do Galo".
"Como o São Francisco, que é uma correnteza de água, o Galo é uma correnteza de gente e também é fonte de energia e de renda", comparou, ao convidar o Bola Preta a participar do desfile da agremiação. Para ele, toda esta "polêmica" é positiva: "só fortalece o carnaval de rua".

E a maioria dos foliões ainda prefere o suor e o aperto das ruas ao som do frevo, em detrimento do conforto dos camarotes VIPs que surgiram neste ano oferecendo ambiente climatizado e bandas próprias para animar seus convidados. "Galo é aqui, é no chão, é no meio da massa, com essa energia maravilhosa", afirmou Marcos Barbosa, que, há mais de dez anos, leva sua velha ou é levado por ela para o Galo. A velha é uma boneca que o carrega no estilo "o morto carregando o vivo".

Com ele, concordam grupos fiéis ao Galo, que acompanham o bloco desde quando ele realmente fazia jus ao nome e ganhava as ruas do bairro de São José de madrugada, junto com o raiar do sol. Desta vez, Luiz Lapenda e cerca de 20 amigos foram de "Xoxa (uma galinha), o xodó do galo". Com roupas inspiradas nas carrancas do Rio São Francisco, eles brincavam ente si e com outros foliões, provocando muitas risadas. Carregando uma placa "O galo sou eu", ele dizia ser o rei do poleiro.

Marta Pessoa, outra amante do Galo, preferiu ir de Rose, a namorada do ex-presidente Lula. "Enquanto durou, enquanto eu pude ficar incógnita, foi ótimo", depunha na brincadeira. Trazia uma placa com a afirmação "Dame Rose indica; o cara é d'seu", numa alusão a José Dirceu.

O Galo foi animado por 30 trios elétricos e 100 artistas, entre eles Fafá de Belém e Carlinhos Brown, Elba Ramalho e Nena Queiroga. Mas a estrela foi o frevo: além de patrimônio imaterial e cultural da humanidade, o dia do Galo coincidiu com o dia do frevo, nove de fevereiro.

O ritmo dominou os cinco quilômetros do percurso do bloco que foi fundado em 1978 por um grupo de amigos e famílias do bairro de São José para fazer renascer o carnaval de rua tradicional e espontâneo que se encontrava em decadência na época. A agremiação e sua proposta caíram no gosto dos foliões e só fez crescer desde então. Dele surgiu, em 1985, o bloco lírico Bloco das Ilusões, que foi criado pelas mulheres dos diretores da agremiação.( Folha PE)

Confira o que estará funcionando durante o período da folia

 
As cores e a irreverência que invadem as ruas de Pernambuco durante quatro dias de festa decretam que o reinado de Momo está aberto oficialmente. Do Litoral ao Sertão, a folia toma conta do Estado. Papaguns, maracatus, caboclinhos, samba e muito frevo comandam uma das manifestações mais tradicionais do nosso Estado. Durante o Carnaval, vários serviços estarão suspensos ou operando em horário especial. Por isso, o FolhaPE traz para você uma lista do que estará funcionando durante o Carnaval.

Confira o que abre e fecha neste Carnaval:

Comércio do Centro do Recife
– No sábado (9) o funcionamento do comércio no Centro do Recife e nos bairros será facultativo. Já no domingo (10), segunda (11) e terça-feira (12), as lojas estarão fechadas, retornando a partir das 12h da quarta-feira (13).

Shopping Boa Vista - O estabelecimento estará fechado no sábado (9) e domingo (10). Na segunda (11) e terça (12), as áreas de alimentação, lazer e cinema vão funcionar das 12h às 20h. Na quarta-feira (13), o shopping volta a funcionar normalmente a partir das 12h.

Shopping Guararapes - Funciona normalmente no sábado (9) das 9h às 19h. Já no domingo (10), segunda (11) e terça (12), a parte de alimentação e lazer funciona das 12h às 20h, e o Hiper Bompreço funciona das 9h às 19h. Na quarta-feira (13), o shopping volta a seu funcionamento normal a partir das 12h.

Shopping Plaza – O centro de compras vai funcionar todos os dias de Carnaval em horário especial. No sábado (9), abre das 10h às 18h e as lojas Americanas até as 19h. No domingo (10), segunda (11) e terça (12) as lojas permanecerão fechadas, mas a praça de alimentação, o Game Station e as lojas Americanas funcionam das 12h às 20h. Na quarta-feira (13), o horário será das 12h às 22h. Nos dias de Carnaval, o Cinema funciona das 14h às 22h30. Já na quarta-feira de Cinzas (13), o horário de funcionamento do UCIKinoplex Casa Forte é das 13h às 22h30.

Shopping Recife - Funciona normalmente no sábado (9) das 10h às 19h. No domingo (10), segunda (11) e terça (12), os serviços de alimentação e lazer funcionam das 12h às 20h, sendo de forma facultativa. Na Quarta-Feira de Cinzas (13), o shopping volta a seu funcionamento normal a partir das 12h.

Shopping Rio Mar – O centro de compras estará aberto das 9h às 20h no sábado (9). No domingo (10), segunda (11) e terça (12), só estarão abertos os Espaços Gourmet, Praça de Alimentação e Alameda dos Restaurantes das 12 às 21h. Na Quarta-Feira de Cinzas (13), o funcionamento do Shopping volta ao normal às 12h.

Shopping Tacaruna – No sábado (09), as lojas e quiosques vão funcionar de 9h às 19h. O Hiper Bompreço das 8h às 20h, alimentação e lazer funcionam das 14h às 22h30. No domingo
(10) e segunda (11), o Hiper vai funcionar de 9h às 19h, as lojas Americanas de 10h às 19h, alimentação e lazer das 12h às 20h e o cinema das 14h às 22h30. Na terça-feira (12), o Hiper Bompreço vai funcionar de 9h às 18h, as lojas Americanas de 12h às 19h, Alimentação e lazer das 12h às 20h e o cinema das 14h às 22h30. Na Quarta-Feira de Cinzas (13), o horário de funcionamento volta ao normal, menos as lojas e quiosques que abrem a partir das 12h.

Shopping Costa Dourada – O Centro de compras vai funcionar normalmente no sábado. No domingo e segunda o horário será das 12h às 20h. Na terça (12) só funcionará a Praça de alimentação e o cinema das 12h às 21h. Já na quarta (13) o shopping volta a funcionar normal das 12h às 22h.

Shopping Paço Alfândega – O Shopping muda seu horário de funcionamento a partir desta sexta-feira (8), ficando aberto até às 0h. No sábado (9), domingo (10) e segunda (11), vai funcionar de 12h até 1h. Na terça (12) o horário será de 12h às 0h. Já na quarta-feira (13), o centro comercial vai abrir de 12h às 21h. Neste período as lojas funcionarão em ponto facultativo podendo algumas não abrir. Já a praça de alimentação e cafeterias estarão abertas durante todo carnaval.

Mercados Públicos – Os mercados públicos da Cidade funcionam no sábado (9) e na Quarta-feira de Cinzas (13) das 6h às 18h. No domingo (10), segunda (11) e terça (12), o funcionamento será das 6h às 13h, exceto o Mercado da Boa Vista que funcionará todos os dias da folia das 6h às 18h. Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates, conhecido como Camelódromo, fecha as portas no período carnavalesco.

Saúde – Todos os Hospitais do Estado estarão com a emergência funcionando 24 horas por dia durante todo Carnaval. As UPAS estarão em atendimento de urgência, nas especialidades de ortopedia, clínica médica e pediatria.

Juizado - O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai funcionar na sexta-feira (8), todas as comarcas do Estado funcionarão das 8h às 14h. As unidades subordinadas a Coordenação dos Juizados Especiais, o expediente será das 7h às 13h.
O Plantão Judiciário funcionará durante os cinco dias de Carnaval. No Fórum Rodolfo Aureliano, Ilha Joana Bezerra, os juízes das áreas cíveis e criminais vão atender casos do 1º Grau, já no Palácio da Justiça, os desembargadores tratarão dos processos relativos ao 2º
Grau.

Centro de Artesanato – O espaço estará aberto ao público até a próxima quinta-feira (07), no horário normal, das 10h às 22h e reabrirá na quinta-feira (14), a partir das 10h. Durante o Carnaval, o Centro de Artesanato não irá funcionar. Já o Boteco, restaurante do Centro de Artesanato, funcionará normalmente durante o Carnaval, abrindo às 11h30 até o ultimo cliente.

Zoológico – O Parque Dois Irmão estará fechado durante os quatro dias de carnaval, voltando ao seu funcionamento normal na quarta-feira (13) de 8h às 16h.

Correios – As agências dos Correios de Pernambuco vão permanecer fechadas durante o período de carnaval, voltando ao normal na quinta-feira. Apenas as agências do Aeroporto e do Shopping Recife retomam o funcionamento a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas.

Bancos – Não haverá atendimento nas agências bancárias em todo o Brasil na segunda (11) e terça (12), voltando ao normal na quarta-feira (13), a partir das 12h.

Detran – Todas as lojas do Detran estarão fechada no sábado (9), domingo (10), segunda (11) e terça (12), voltando na quarta-feira (13) das 14h às 22h nos Shoppings e das 14h às 19h30 nos Expressos Cidadãos. Os condutores que tiverem a carteira de habilitação apreendida poderão resgatar em até 48h na sede do Detran das 13h às 16h. (Fonte:Folha PE)