BIOGRAFIA DS
DONNA SUMMER (LaDonna Adrian Gaines; Boston, Massachusetts, 1948 - Key West, Florida, 2012)
Cantora e compositora americana, uma figura fundamental na música disco nos anos 70. A terceira de sete filhos, ela começou a cantar ainda criança no coro paroquial e já na adolescência fazia parte do grupo de rock The Crow. A grande oportunidade de dar a conhecer a sua voz surgiu aos dezoito anos, quando foi seleccionada para a companhia que encenou o musical Hair (1967).
O sucesso considerável dessa ópera beat na Broadway levou a empresa a fazer uma turnê pelo velho continente; na Europa participou da ópera Porgy and Bess, de George Gershwin, e lançou alguns discos como Donna Gaines. Em Munique, Alemanha, ela conheceu seu primeiro marido e pai de sua primeira filha, Helmut Sommer; Embora o casamento não tenha durado muito, Donna manteve o sobrenome, modificando-o para Summer. Em 1974, junto com Pete Bellotte e com o apoio de Giorgio Moroder, gravou seu primeiro álbum relevante, The Lady of the Night , cujo primeiro single, The Hostage , foi o primeiro sucesso comercial de sua carreira.
No ano seguinte , foi lançado seu segundo álbum, Love to Love You Baby (lançado pelo selo Casablanca Records), que marcaria um marco na música da época, tanto no aspecto musical, com sua alta tensão erótica, quanto no técnico: significou a invenção do formato maxi-single (disco de vinil de duração intermediária entre o single e o long play), que seria amplamente utilizado por muitos artistas nos anos que viriam, e o surgimento de long-play músicas como a que dá título do álbum (dezessete minutos), que constituiria um pilar da música disco.
Esse sucesso foi seguido por muitos outros nos anos seguintes. Donna Summer conseguiu se firmar como referência na música disco com sua potente e pessoal voz mezzo-soprano e os ritmos de suas canções, uma mistura de soul com os ritmos europeus da época (versos lentos e melódicos) que ficaram conhecidos como Munich Sound ; a marca de Giorgio Moroder, futuro Oscar de melhor trilha sonora do longa-metragem The Midnight Express (1978), também foi muito importante.
No final dos anos 70, Summer lançou álbuns como A Love Trilogy (1976), Four Seassons to Love (1976), Remember Yesterdary (1977), Once Upon a Time (1977), Live and More (1978) e, acima de tudo, Bad Girls (1979), com sucessos lendários do disco como Last Dance , Bad Girls , On the Radio , I Feel Love e Hot Stuff(seu primeiro Grammy de melhor cantora de rock feminina), e que influenciou a jornada subsequente não só da música disco, mas também da melódica, eletrônica e techno. Também digno de nota nesta fase foi seu esplêndido dueto com Barbra Streisand na canção de dança Enough is Enough . Com a chegada dos anos 80, a música disco entrou em declínio, e Summer não podia ficar alheio a isso. Assim, e após trocar a Casablanca Records pelo selo Geffen Records, publicou Donna Summer (1982) e Works Hard for the Money (1983), que já apontavam para uma transição para o pop. Por trás de suas composições estava o trabalho de Quincy Jones, lendário produtor de grande parte da música pop americana.
Ela interrompeu sua carreira para se dedicar aos cuidados de suas duas filhas recém-nascidas, e voltou a ganhar destaque no final da década com o álbum Another Place and Time(1989), que foi produzido pelos ingleses Stock, Aitken e Waterman, talvez os produtores mais fashion da época, que lançaram figuras como Bananarama, Kylie Minogue e Cliff Richard ao estrelato. Entre os sucessos desses anos estão canções como This Time I Know Is For Real ou I Don't Wanna Get Hurt .
Já na década seguinte, e após outro período de silêncio, Summer reapareceu com I Will Go With You , uma versão dançante da balada operística Con te parteò que cantou junto com Andrea Bocelli. Ele também experimentou house music em títulos como Love is the Healer .
Com a virada do século, Summer ganhou certa relevância no mercado graças a diversas reedições, retrabalhos e remasterizações de seus maiores sucessos, e a obras específicas como a composição do tema The Power of One , trilha sonora oficial do longa-metragem Pokémon: The Movie 2000. Importante também foi seu álbum duplo gravado ao vivo com uma compilação de seus maiores sucessos, dos quais a crítica valorizou o excelente estado de sua voz, apesar de já ter entrado na maturidade.
Começou a falar-se de um possível reaparecimento com novas canções que foi adiado até 2008, ano em que Crayons apareceu no mercado , uma de cujas novidades foi a experimentação com ritmos latinos. A influência de Donna Summer no pop subsequente foi inegável. Sua marca aparece em artistas como Madonna, Beyoncé ou The Pussycat Dolls. Em 2004 entrou, ao mesmo tempo que Barry White e os Bee Gees, no Dance Music Hall of Fame. Em 2005, Summer ganhou cinco Grammy Awards e seis American Music Awards, 24 discos de ouro e platina nos Estados Unidos e 19 discos de prata no Reino Unido, com um total de mais de cem milhões de discos vendidos em todo o mundo. . Desde 1994, ele tinha sua própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood (Califórnia). Com câncer de pulmão, ela morreu no dia 17 de maio de 2012 em sua casa à beira-mar em Key West (Flórida), aos 63 anos de idade.