sábado, 1 de junho de 2013

Dono da Louis Vuitton enfrenta multa máxima por operações no mercado de luxo




Por Astrid Wendlandt e Pascale Denis

PARIS, 31 Mai (Reuters) - A batalha entre franceses fabricantes de bolsas de luxo chegou aos olhos do público na sexta-feira depois que reguladores de mercado aplicaram multa máxima para o proprietário da Louis Vuitton LVMH por não divulgar seus movimentos de aumento de participação na rival Hermes.
As discussões se referem a operações, divulgadas pela primeira vez no final de 2010, pelo proprietário da LVMH e homem mais rico da França, Bernard Arnault, que deixou a empresa com uma participação de cerca de um quinto em seu maior rival, o produtor da icônica Kelly e bolsas Birkin.
Arnault, que construiu a LVMH pela constante aquisição de outras marcas ao longo da última década, diz que está feliz por continuar a ser um acionista de longo prazo. Mas alguns observadores da indústria dizem que ele pode estar sendo um jogador de longo prazo, na esperança de um dia convencer proprietários da família Hermes a vender participações.

Proprietários da Hermes, no entanto, lutaram com unhas e dentes contra Arnault desde que descobriram que a LVMH havia construído uma participação de 14 por cento na empresa.
O regulador AMF disse nesta sexta-feira que negociações da LVMH sobre a construção de participação na Hermes eram nebulosas e representaram uma falta grave, que poderia até mesmo ser considerada como "conduta fraudulenta".

A LVMH, que detém agora 22,6 por cento de Hermes, surpreendeu o mercado de ações em outubro de 2010, quando anunciou que tinha uma participação de 14 por cento, adquirida em parte através de derivativos que lhe permitiram não declarar a sua participação.
O regulador disse que a LVMH deveria ter revelado nas suas contas o tamanho de sua exposição na Hermes através de derivativos de ações adquiridas em 2008, bem como o fato de que tinha uma participação na Hermes de pouco menos de 5 por cento adquiridos em 2001 e 2002.
Na França, as empresas são obrigadas a divulgar quando atingem uma participação de valor superior a 5, 10 e 15 por cento do capital de uma outra empresa, se a empresa-alvo está listada na bolsa de valores.
A Hermes também está lutando contra a construção de participação pela LVMH em um processo judicial em separado. A descoberta da AMF não terá qualquer impacto sobre o processo judicial, mas ainda representa um impulso para o caso da Hermes.

O valor da multa, 10 milhões de euros (13,05 milhões dólares), é pouco para um grupo cujo valor de mercado é de cerca de 70 bilhões de euros, mas a decisão do regulador é um revés nas relações públicas para Arnault, dono de cerca de 60 marcas de luxo.