terça-feira, 9 de abril de 2013

Coreia do Norte alerta estrangeiros a deixarem Coreia do Sul


SEUL, 9 Abr (Reuters) - A Coreia do Norte intensificou nesta terça-feira as ameaças de um conflito iminente contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, aconselhando os estrangeiros a deixarem a Coreia do Sul para não serem apanhados por uma "guerra inclemente, sagrada e retaliatória".
O alerta não alterou a rotina despreocupada de Seul, onde o tráfego nas ruas é intenso, e os escritórios funcionam normalmente.
Aparentemente, nenhuma embaixada na capital sul-coreana fez orientações especiais aos seus cidadãos, e as companhias aéreas mantiveram sua programação de voos. Escolas que atendem alunos internacionais continuaram abertas.
No outro lado da fronteira, a Coreia do Norte tampouco dá sinais de preparativos especiais para suas forças armadas, de 1,2 milhão de soldados, e analistas dizem que as ameaças podem servir basicamente para fortalecer o dirigente Kim Jong-un, de 30 anos.
O alerta, lido em um boletim extraordinário da TV estatal norte-coreana, se soma a várias outras ameaças feitas nas últimas semanas por Pyongyang, em reação a sanções da ONU impostas após o seu terceiro teste de armas nucleares, em fevereiro.
Nesta semana, a Coreia do Norte suspendeu a cooperação no seu polo industrial de Kaesong, onde funcionam 123 fábricas de propriedade sul-coreana -- um dos únicos projetos de cooperação entre as duas Coreias. Na terça-feira, os operários norte-coreanos não apareceram para trabalhar.
No alerta aos estrangeiros, relatado pela agência estatal de notícias KCNA, o Comitê da Coreia (do Norte) para a Paz na Ásia-Pacífico afirma que "não deseja ver estrangeiros na Coreia do Sul caindo vítimas da guerra", e que por isso aconselha "todas as instituições e empresas estrangeiras, e todos os estrangeiros, incluindo turistas ... a adotarem medidas para se abrigar e se retirar antecipadamente, para sua segurança".
Na semana passada, as autoridades norte-coreanas aconselharam as embaixadas estrangeiras em Pyongyang a considerarem uma retirada dos seus funcionários, mas aparentemente nenhuma fez isso.
Enquanto isso, crescem as especulações de que a Coreia do Norte poderia realizar alguma ação provocativa nesta semana -- talvez um lançamento de míssil ou um novo teste de arma nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário