Donna Summer La Dolce Vita

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Filme Sonata de Tóquio (2008), de Kiyoshi Kurosawa.







SONATA DE TÓQUIO / Tokyo Sonata
"Tokyo Sonata"
Drama
Japão/Holanda/Hong Kong, 2008
Realização: Kiyoshi Kurosawa
Actores: Teruyuki Kagawa, Kyôko Koizumi, Yû Koyanagi, Inowaki Kai, Haruka Igawa, Kanji Tsuda, Kazuya Kojima, Kôji Yakusho
Cor
119 minutos 


Filme Sonata de Tóquio (2008), de Kiyoshi Kurosawa -  O diretor japonês fez um filme tocante sobre uma típica família japonesa, que aos poucos vai se desestruturando. Primeiro o pai perde o emprego, não consegue achar outro para o mesmo cargo e continua mentindo para a família. O filho mais novo quer ter aulas de piano, e uma vez que o pai não permite achando uma bobagem, ele começa a fazer escondido. O filho mais velho volta a hora que quer para casa e não consegue um emprego também. E a mais por sua vez vai ficando cada vez mais frustrada com toda essa situação, sem deixar transparecer, pois é ela que deve manter todos unidos.

Kurosawa critica o problema de desemprego no Japão, o envolvimento com guerras externas, a falta de tato e respeito entre os próprios familiares. Sonata de Tóquio é um filme leve e cativante. Aos poucos o espectador vai se envolvendo com as personagens, seus conflitos e a evolução delas. Pontuado com ótimas cenas de humor intercaladas com drama, o filme se deselvolve ao redor das mentiras que cada um conta para continuar vivendo sem se expor, sem perder o respeito ou ser contrariado.

No momento em que o pai perde o emprego há duas opções: admitir sua falta de flexibilidade e seu fracasso, ou mentir para a família e manter seu status. Seu orgulho o faz escolher a segunda e encontrar cada vez mais dificuldades em uma Tóquio super povoada, sem muitas chances de sucesso para aqueles sem talento, especialização ou de difícil adaptação.

Mas Sonata de Tóquio não é sobre quem fica com os melhores empregos. É  sobre como pequenas atitudes como respeitar as escolhas dos outros, tentar entendê-los e aceitar os nossos problemas de modo realista. Um pequeno passo desses não faz com que mudemos o mundo ou tudo voltar ao normal, e faz sim com que sejamos um pouco melhores e mais felizes com a nossa realidade. Sonata de Tóquio retrata um Japão que sofre os efeitos da globalização internacional e a grande crise econômica mundial que começa em 2008 e os reflexos mais evidentes é justamente na suposta classe média que sentem os efeitos do desemprego e da concorrência chinesa na Ásia no que diz respeito a contratação de trabalhadores chineses como mão-de-obra barata mais viável para as empresas japonesas na Tóquio atual. Assista e se emocione com a dramaticidade de cada personagem retratado neste grande filme aclamado em vários festivais internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário