Donna Summer La Dolce Vita

domingo, 23 de março de 2014

Biografia: Donna Summer / 2014












Biografia: Donna Summer

LaDonna Andrea Gaines nasceu em Boston, Massachusetts, em 31 de Dezembro de 1948. Iniciou sua trajetória musical na igreja em que freqüentava. Aos 18 anos, antes mesmo de terminar o ensino médio, substituiu “Melba Moore” na produção do musical “Hair”. Um ano mais tarde, mudou-se para Munique, na Alemanha, onde participou de diversas produções musicais como “Showboat” e “Porgy And Bess”.

Conheceu o ator austríaco “Helmut Sommer”, com quem foi casada por dois anos.  Aproveitou a popularidade do ator e adotou o sobrenome "Sommer" em seu nome artístico, porém, o plano não se concretizou devido a um erro de impressão. Onde deveria estar escrito “Donna Sommer” estava “Donna Summer”, que mais tarde passou a ser considerada um fenômeno da era pré e pós “Disco”.

Lançou seu primeiro trabalho “Lady Of The Night” em 1974, com a produção da dupla “Giorgio Moroder” e “Pete Bellotte”, apesar do primeiro registro em disco ter sido no compacto “Sally Go Round The Roses”, em 1971. Em 75, gravou “Love To Love You Baby” e com o sucesso nas pistas de dança da França, o executivo “Neil Bogart” resolveu distribuir o trabalho na América por meio dos selos “Oasis” e “Casablanca”. O interessante é que o próprio “Bogart” convenceu “Giorgio Moroder” a esticar a versão original, com pouco mais de três minutos, para quase dezessete minutos. A canção alcançou o primeiro lugar da parada entre as mais dançantes e o segundo lugar no “Hot 100” da revista “Billboard”.

Após atuar na comédia “Até Que Enfim é Sexta Feira” e ganhar um “Grammy” pela trilha sonora do filme, "Summer" alcançou de vez o sucesso. Teve quatorze músicas entre os dez primeiros lugares, com quatro primeiros lugares. Além disso, obteve onze discos de ouro, três discos de platina, sendo dois de platina dupla, cinco prêmios “Grammy” e outras doze indicações. Também foi a primeira cantora a emplacar três primeiros lugares num mesmo ano, “MacArthur Park”, “Hot Stuff” e “Bad Girls”.

No início da década de 80 assinou com a gravadora “Geffen” e lançou o disco “The Wanderer”.  O álbum seguinte “I’m a Rainbow”, planejado para ser lançado em 1981, só foi distribuído após alguns anos pela gravadora. O atraso aconteceu devido à insistência dos diretores da gravadora para que “Donna” abandonasse seus antigos produtores “Moroder & Bellotte”.  Em 1982, já com a produção do mago “Quincy Jones”, emplacou três sucessos “Love Is In Control”, “The Woman In Me” e uma música composta por “Vangelis” intitulada “State Of Independence”.    

Sob a produção do trio inglês “Stock, Aitken & Waterman” foi alçada novamente ao topo das paradas, em 1989, com o álbum “Another Place And Time”. “This Time I Know It’s For Real”, "Love’s About To Change My Heart”, “I Don’t Wanna Get Hurt” e “Breakaway” são os destaques do disco.

“Donna Summer” voltou ao mercado musical em 1998, após alguns anos de ausência, com o show “Live And More Encore”. Gravado em Nova Iorque no Hammerstein Ballroom, a apresentação foi transformada e CD E DVD, com onze faixas de seus principais sucessos e duas inéditas, incluindo uma canção de “Andrea Bocelli”, pela “Epic Records”.

Considerada e aclamada como a eterna rainha das discotecas, “Donna Summer” ultrapassou a impressionante marca de mais de cem milhões de discos vendidos no mundo todo. Em 2008, a cantora lançou “Crayons”, seu novo trabalho com doze faixas inéditas.

Donna Summer faleceu na Flórida em 17 maio aos 63 anos, vítima de um câncer pulmonar, deixou duas filhas e quatro netos.

http://www.groovemix.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário